A SEFAZ (Secretaria da Fazenda), é o órgão responsável pela arrecadação de tributos das empresas que trabalham com a venda de produtos e serviços. É o mesmo órgão que autoriza a emissão de documentos fiscais eletrônicos.
⠀
Um dos problemas de quem faz consulta manual de NFes também está na disponibilidade da SEFAZ, já que a mesma precisa estar estável para ser realizada.
⠀
Mas afinal, o que significa fazer o monitoramento de disponibilidade da SEFAZ?
⠀
Toda empresa por meio da internet conecta-se aos servidores da SEFAZ do seu estado e solicita a autorização para a emissão oficial da NF-e. Mas quando os serviços da SEFAZ estão indisponíveis, o envio da autorização fica inviabilizado.
⠀
Isso implica no andamento das transações que dependem do órgão, como emissão e consulta de documentos fiscais.
⠀
Visando facilitar a rotina dos nossos clientes, o WebDFe desenvolveu a ferramenta de consulta disponibilidade SEFAZ, e as consultas podem ser feitas direto pelo sistema, sem haver a necessidade de acessar o portal nacional da Secretaria da Fazenda para fazer a consulta manualmente, basta apenas possuir um certificado tipo A1.
⠀
Conheça o status de cada sinalizador:
⠀
? Sinalizador vermelho
Significa que há muitas respostas negativas para uma determinada consulta, seja por falta de serviço ou falha de conexão. Ele só aparece após o sinalizador amarelo surgir.
⠀
? Sinalizador amarelo
Indica que a primeira resposta foi negativa, isto é, significa que o sistema está com falta de serviço ou falha de conexão. E só ocorre após o verde e pode permanecer por até 10 minutos.
⠀
? Sinalizador verde
Indica que a consulta retornou uma resposta positiva, e o serviços seguem estável.
⠀
Portanto, sempre que for uma Nota Fiscal Eletrônica, e por algum motivo ocorrer uma demora para obter a resposta de autorização do documento, é importante fazer a consulta de disponibilidade da SEFAZ do seu estado.
⠀
Se você ficou com alguma dúvida, comenta abaixo que a gente responde! ??
⠀
Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado