Dicas Rápidas

Cuidados que o Varejista Deve Tomar com a NFCe

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica tem por objetivo promover uma troca de informações em tempo real entre o Fisco e as empresas. Inclusive, é responsável pela desburocratização no varejo, fazendo com que a flexibilidade no atendimento ao consumidor seja maior.

Com isso, é importante tomar alguns cuidados essenciais para que a rotina de emissão ocorra bem e sem sobressalto, entre eles podemos destacar:

?Controle de Validade do Certificado Digital: Estar atento a validade do certificado digital é de extrema importância, pois é através dele que as notas são validadas no Fisco, sendo assim, ter um sistema que avise ao usuário com antecedência seria uma boa estratégia de evitar esse tipo de transtorno.

?Conexão de Internet: Para realizar a emissão da NFCE, o requisito básico nada mais é que a autorização na SEFAZ, com isso, é imprescindível uma boa conexão de internet. Em casos que a queda de sinal seja comum, é recomendável que sua empresa tenha disponível duas redes de internet, para que assim, uma seja responsável pelo backup da outra.

?Contingência: A prática da emissão em contingência garante que a empresa consiga realizar uma venda mesmo quando a conexão de internet não esteja ativa, nesse caso, o DANFE NFC-e deve ser emitido em duas vias e conter as seguintes informações ‘’ EMITIDA EM CONTINGÊNCIA’’.

?Identificação do Consumidor: Em casos que o valor da venda for acima de R$ 9.999,99 ou a entrega for em domicílio, há uma obrigatoriedade de identificar o seu cliente. Sendo, assim um bom software de gestão se torna fundamental durante o processo.

?Armazenamento da NFC-e: As empresas tem a obrigação de manter as NFCes geradas pelo prazo de 5 anos. O armazenamento dos documentos emitidos pode ser feito no computador ou na nuvem, através de uma empresa especializada.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que iremos respondê-lo! ?

Posts relacionados
Dicas Rápidas

XML em Lote: O que é?

Dicas Rápidas

Benefícios da Nota Fiscal Automática

Dicas Rápidas

Tipos de NF-e em Contingência

Dicas Rápidas

Ambiente de homologação x Ambiente de Produção: qual a diferença?

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *