Dicas Rápidas

Em quais casos uma empresa deve emitir NF-e de entrada?

Sempre que houver movimento de mercadorias, uma nota fiscal de entrada deve ser anexada. Mas, nem toda mercadoria que entra no estoque da sua empresa é devido a uma compra. Não mesmo?! Por exemplo, em alguns casos, o cliente devolveu o produto por algum motivo.

É importante lembrar que, em alguns casos, você é o responsável pela emissão desse documento fiscal. Veja quais são: ?

?evolução de mercadorias;
?compra de produtos importados;
?retorno sobre industrialização;
?retorno de simples remessa.

1️⃣ Devolução de mercadorias

Independente do motivo da devolução, o objetivo da nota entrada é registrar o cancelamento da transação e a recompra do produto no estoque da empresa.

2️⃣ Compra de produtos importados

Mesmo que o produto importado venha acompanhado por nota fiscal, o mesmo não possui valor legal no Brasil. Portanto, ao receber qualquer mercadoria do exterior (que fará parte nos negócios da sua empresa), é necessário emitir nota fiscal de entrada para comprovar o recebimento.

3️⃣ Retorno sobre industrialização

O processo de industrialização inclui a entrega de matéria-prima, que será convertida antes de ser devolvida à empresa para comercialização. Se esse processo for realizado por autônomo, na chegada do produto modificado a empresa precisa emitir nota fiscal de entrada para armazená-lo no estoque.

4️⃣ Retorno de simples remessa

Significa que o produto está em falta e não te finalidade de venda. Por exemplo, para manutenção, demonstração, armazenamento em outras filiais, etc. Além disso, ao retornar ao estoque, é necessário efetuar o registro com a nota fiscal de entrada.

Além desses, também cabe a emissão da nota fiscal de entrada quando a sua empresa assume a responsabilidade de retirada e/ou transporte da mercadoria, e quando o item é adquirido ou arrematado de leilão ou concorrência pública.

Qualquer dúvida comenta abaixo que a gente responde! ?

Posts relacionados
Dicas Rápidas

XML em Lote: O que é?

Dicas Rápidas

Benefícios da Nota Fiscal Automática

Dicas Rápidas

Tipos de NF-e em Contingência

Dicas Rápidas

Ambiente de homologação x Ambiente de Produção: qual a diferença?

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *