Dicas Rápidas

MDFe: Entenda a Diferença entre Encerramento e Cancelamento

Entre as etapas mais importantes do transporte rodoviário de cargas estão o cancelamento e o encerramento de MDF-e, que comumente têm suas funções confundidas. Por isso, queremos te ajudar a entender que, mesmo sendo muito parecidos, os dois processos têm objetivos diferentes e regras bem específicas.

➡️ Cancelamento de MDF-e

?Objetivo: auxiliar na alteração de informações do documento fiscal.

?Regra: o MDF-e só pode ser cancelado até 24h depois de autorizado pela Sefaz, desde que ainda não tenha ocorrido a operação de transporte.

O cancelamento de MDF-e é utilizado quando há a necessidade de alterar informações do próprio documento. Por também agrupar informações de outros documentos fiscais ligados à operação de transporte, o cancelamento de MDF-e também é necessário quando há a necessidade de alterar informações de qualquer documento que a ele esteja vinculado.

Em ambos os casos, o pedido de cancelamento deve ser efetuado por meio do sistema de emissão de documentos que você utiliza e é fundamental garantir que um novo MDF-e seja imediatamente emitido com todas as informações corrigidas evitando possíveis penalizações pela operação não estar acobertada por um MDF-e.

➡️ Encerramento de MDF-e

?Objetivo: informar ao fisco o fim da operação de transporte.

?Regra: não pode ser realizado durante o trajeto.

Assim como o cancelamento, o encerramento de MDF-e deve ser feito no próprio sistema utilizado para emitir o documento fiscal. Neste caso, a etapa de informar ao fisco o término da vigência do MDF-e é imprescindível, já que a Sefaz impede a autorização de outro documento para a mesma placa caso ainda esteja pendente o encerramento de outro MDF-e.

Ficou mais fácil de entender, não é mesmo?!

Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário que iremos respondê-lo!

Posts relacionados
Dicas Rápidas

XML em Lote: O que é?

Dicas Rápidas

Benefícios da Nota Fiscal Automática

Dicas Rápidas

Tipos de NF-e em Contingência

Dicas Rápidas

Ambiente de homologação x Ambiente de Produção: qual a diferença?

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *