A NCM significa Nomenclatura Comum ao Mercosul. Trata-se de um padrão a ser usado pelos países do Mercosul como objetivo de facilitar a identificação de mercadorias comercializadas nos países dessa região econômica: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela.
⠀
Tem como objetivo aproximar o comércio entre esses países, facilitando a identificação de mercadorias comercializadas nesses territórios, além de permitir a coleta de dados sobre a compra e venda de produtos dentro e fora do Brasil e garantir que recebam a tributação certa.
⠀
Afinal, porque é tão importante identificar a NCM correta? 🤔
⠀
Além de ser obrigatória a todos os comércios, a identificação correta da NCM na nota fiscal permite: 👇
⠀
• Tributação correta de mercadorias exportadas e importadas;
• Cálculo exato de outros tributos, evitando que o varejista pague valores errados;
• Acompanhamento do fluxo de mercadorias comercializadas entre os países;
• Análise das mudanças relativas ao comportamento de compra e venda.
⠀
Além de entender o básico sobre NCM na nota fiscal, é fundamental que o varejista saiba onde encontrar os códigos que identificarão seus produtos. Foi desenvolvida uma tabela de NCM completa pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a consulta pode ser feita através do site da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
⠀
Por fim, saber o que é NCM e como utiliza-lo de maneira correta evita retrabalho e prejuízos junto ao sistema tributário, garantindo o pagamento dos impostos corretos para cada produto.
⠀
Se você ficou com alguma dúvida, comenta abaixo que a gente responde! 💬
Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado