Dicas Rápidas

O que é Sintegra, e qual o seu papel na emissão de NF-e?


Sintegra é a sigla que designa o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.

Essa ferramenta é responsável pelo controle das operações de entrada e saída interestaduais, por meio do recolhimento do ICMS.

Transações de compra e venda de mercadorias, prestação de serviços de transporte e outras categorias que estão enquadradas no ICMS podem ser apuradas por meio do Sintegra. Assim, as empresas registram a sua documentação fiscal, que fica acessível à SEFAZ, o que, por sua vez, permite o compartilhamento de dados com a Receita Federal.

O uso do Sintegra é obrigatório para todos os contribuintes do ICMS e, portanto, tem relação direta com a emissão de notas fiscais para registrar a comercialização de mercadorias.

Isso quer dizer que o cadastro junto ao Sintegra é um dos requisitos para que a empresa possa emitir documentos fiscais para as transações de venda. A única exceção são os empreendedores enquadrados como MEI, pois emitem notas fiscais avulsas, utilizando as ferramentas disponibilizadas pelos municípios.

E aí, ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentáro abaixo que iremos respondê-lo! 💬😉

Posts relacionados
Dicas Rápidas

XML em Lote: O que é?

Dicas Rápidas

Benefícios da Nota Fiscal Automática

Dicas Rápidas

Tipos de NF-e em Contingência

Dicas Rápidas

Ambiente de homologação x Ambiente de Produção: qual a diferença?

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *