Sintegra é a sigla que designa o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.
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Essa ferramenta é responsável pelo controle das operações de entrada e saída interestaduais, por meio do recolhimento do ICMS.
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Transações de compra e venda de mercadorias, prestação de serviços de transporte e outras categorias que estão enquadradas no ICMS podem ser apuradas por meio do Sintegra. Assim, as empresas registram a sua documentação fiscal, que fica acessível à SEFAZ, o que, por sua vez, permite o compartilhamento de dados com a Receita Federal.
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O uso do Sintegra é obrigatório para todos os contribuintes do ICMS e, portanto, tem relação direta com a emissão de notas fiscais para registrar a comercialização de mercadorias.
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Isso quer dizer que o cadastro junto ao Sintegra é um dos requisitos para que a empresa possa emitir documentos fiscais para as transações de venda. A única exceção são os empreendedores enquadrados como MEI, pois emitem notas fiscais avulsas, utilizando as ferramentas disponibilizadas pelos municípios.
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