Dicas Rápidas

Quando ativar a contigência offline da NFC-e

Existem várias causas possíveis para que um ERP ou PDV emitente de NFC-e entre em modo de contingência. Por exemplo, quando ocorrem problemas técnicos de comunicação entre o seu software e os servidores da Secretaria da Fazenda, seja por problemas na internet do estabelecimento ou instabilidade nos web services da SEFAZ.

Sabemos da importância da agilidade no caixa para os estabelecimentos varejistas, e como a lentidão no processo de checkout pode formar filas extensas e deixar os clientes insatisfeitos. Quando seu software demora 1 minuto ou mais para transmitir e autorizar uma nota em modo normal, é um bom momento para ativar a Contingência Offline da NFC-e. Afinal, a impressão do cupom (DANFCE) é praticamente instantânea em Contingência Offline.

Além do problema de lentidão, existirão momentos em que os web services da SEFAZ estarão completamente indisponíveis, e responderão às tentativas de emissão de NFCe com a mensagem “Serviço paralisado“. Nestes casos, de acordo com o Manual de especificações técnicas da Contingência Offline, o contribuinte deve ativar o modo de contingência para continuar operando.

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