Dicas Rápidas

Quando Utilizar NF-e Complementar

A NF-e complementar dá suporte a outros documentos que foram preenchidos com alguma inconsistência. Completa os valores de uma primeira nota, ajustando os impostos que devem ser recolhido em uma prestação de serviço ou de venda de mercadoria.

Além das informações a serem complementadas, o novo documento deve conter os dados dos itens a serem reajustados. O intuito desse documento é somar à Nota Fiscal original o real valor da venda ou da prestação. Dentro desse contexto, você pode emiti-la em algumas situações: ?

? Exportação: A NF-e Complementar readequa o valor da moeda. Por exemplo, uma mercadoria vendida baseada no dólar. Se no momento da emissão e do recebimento a cotação da moeda aumentar, será necessário emitir esse documento.

? Preço divergente a quantidade: Quando a quantidade descrita não reflete o preço apontado. Geralmente, acontece por mero erro de cálculo em que o valor indicado é menor que o final.

? Correção de Imposto: Nesse caso, o imposto não foi calculado corretamente. Para corrigir, é emitida uma Nota Fiscal Complementar que pode, ainda, readequar a sua classificação final.

Por mais que você seja cuidadoso, sempre pode acontecer algum deslize, seja por pressa, seja por erro de digitação, dessa forma, é importante que você saiba como corrigir. Afinal, em alguns casos pode ser possível realizar o cancelamento da nota, mas a nota fiscal complementar pode ser a única solução.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que iremos respondê-lo! ?

Posts relacionados
Dicas Rápidas

XML em Lote: O que é?

Dicas Rápidas

Benefícios da Nota Fiscal Automática

Dicas Rápidas

Tipos de NF-e em Contingência

Dicas Rápidas

Ambiente de homologação x Ambiente de Produção: qual a diferença?

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *