Dicas Rápidas

Recibo x Nota Fiscal: Entenda a diferença

A princípio, é normal surgirem dúvidas quanto às obrigações fiscais e tributárias da empresa, sobretudo no caso de pequenos e microempreendedores. Entre elas está a questão relacionada ao uso e diferença entre recibo e nota fiscal, afinal para grande parte das pessoas as duas são a mesma coisa.

É importante saber que ambos possuem suas diferenças, por exemplo:

O recibo é um comprovante de pagamento e recebimento. Afinal, a ideia é assegurar os direitos e deveres de compra ou venda para as duas partes: quem adquiriu e quem vendeu. Também é útil para controle financeiro dos profissionais liberais, assim fazendo com que prestem as informações corretas ao fisco e evitem problemas futuros com a lei. A rapidez na hora de emitir esse documento, é uma de suas vantagens, sendo necessário colocar apenas alguns dados básicos do profissional e do cliente na hora da emissão. O recibo pode ser emitido por um equipamento específico, pelo computador e através de uma impressora controlada pela fiscalização.

Já a nota fiscal permite o registro de que uma mercadoria foi comercializada ou que serviços foram prestados. Nesse documento devem constar informações do vendedor e comprador para a apuração de impostos
Dessa forma, pelo fato de servir para a cobrança de tributos ao fisco, quando não é emitida ocorre a chamada sonegação fiscal, o que pode trazer problemas futuros, entretanto existem notas fiscais que são fornecidas para a comprovação de doação ou transporte de bens, e também serve para cancelar compras e contratos de serviços.

Vale ressaltar que, apesar da diferença entre recibo e nota fiscal, os dois são importantes para a gestão financeira do empreendimento. 😉

Ficou com alguma dúvida? Comenta abaixo que a gente responde! 💬

Posts relacionados
Dicas Rápidas

XML em Lote: O que é?

Dicas Rápidas

Benefícios da Nota Fiscal Automática

Dicas Rápidas

Tipos de NF-e em Contingência

Dicas Rápidas

Ambiente de homologação x Ambiente de Produção: qual a diferença?

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *