Gestão

Como organizar uma empresa em 6 passos

Conheça passos fundamentais para uma gestão impecável.

Se você é um empreendedor, seja novo ou com alguns anos de experiência, sabe como organizar uma empresa é fundamental para que ela tenha boas condições de crescer e se desenvolver no mercado.

A grande questão é que essa é uma necessidade bem conhecida, diferente do que acontece com a solução, já que nem sempre se sabe o que fazer para mudar a situação e como colocar isso em prática.

Se você se vê nessa situação, mantenha a calma, pois está no lugar certo! Nós separamos informações que mostram quão importante é manter a organização em dia, bem como sugestões práticas para aplicar a partir de hoje em seu negócio.

É realmente importante saber como organizar uma empresa?

Com certeza. Além das implicações que isso traz ao negócio e que você já pode ser vivenciado, algumas estatísticas deixam o assunto bem claro, como as que foram obtidas na “Pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros”, feita pela Endeavor com apoio da Neoway e coleta do Datafolha.

Foram entrevistados quase 1.000 empreendedores brasileiros de diferentes perfis, de modo que fosse possível ter respostas que se aplicam vários públicos. De acordo com ela, as principais dores são as seguintes, acompanhados de notas que vão de 0 a 10, sendo que quanto maior for o número, maior o desafio:

    1. Gestão de pessoas (6,7)
    2. Gestão financeira (6,5)
    3. Jurídico e regulação (6,5)
    4. Inovação (6,2)
    5. Marketing e vendas (6,1)
    6. Operações e processos (6,0)
    7. Estratégia (5,8)
    8. Infraestrutura (5,5)
    9. Acesso a crédito ou investimentos (5,4)
    10. Governança corporativa (3,8)

As duas principais dores foram a gestão de pessoas e das finanças, o que mostra como organizar uma empresa tem um peso tão grande, capaz de impactar negativamente em sua continuidade, principalmente a médio e longo prazo.

Dicas práticas para saber como organizar uma empresa

Depois de conhecer, tente colocá-las em prática o quanto antes e comece a sentir os bons resultados trazidos por sua aplicação!

1 – Tenha um plano escrito…

Você já deve ter ouvido falar sobre plano de negócio, que é uma etapa fundamental nos estágios iniciais de qualquer empresa, seja qual for seu porte ou segmento.

Quem quer saber como organizar uma empresa deve recorrer a essa alternativa, que visa elucidar qual é o mercado que a companhia atua, quais são os produtos e/ou serviços oferecidos e quais atitudes e comportamentos serão adotados.

Pessoas interessadas em saber como começar um pequeno negócio podem recorrer a esse plano, mas até mesmo empresas com mais tempo de experiência devem elaborá-lo para que sempre tenham um norte a seguir.

2 – … Mas esteja aberto a mudanças

Planejar é indispensável, mas isso não significa que tudo correrá de acordo com o que foi pensado previamente. O mercado pode mudar, o comportamento dos clientes varia e a empresa, assim como todas as outras, está sujeita a ter problemas.

Isso não significa que quem quer saber como organizar uma pequena empresa ou mesmo as de maior porte deve deixar o planejamento de lado, pelo contrário, mas sim entender que pode ser necessário variar e deixar de seguí-lo em alguns momentos.

3 – Escute especialistas na área da sua empresa

É possível encontrar uma referência em praticamente todas as áreas: Buddy Valastro na confeitaria, Coco Chanel na moda e Steve Jobs na tecnologia são alguns desses exemplos.

Isso significa que é bem provável que haja uma referência em sua área. Não basta acreditar piamente que você sabe como organizar sua empresa, pois sempre há o que aprender com pessoas especializadas naquilo.

O conselho também se aplica a especialistas que não sejam tão celebridades quanto os citados. Busque conhecer essas referências e aplicar o que eles têm de bom a oferecer.

4 – Mantenha-se informado…

Pode até parecer óbvio, mas você não saberá se a empresa está bem ou mal se não entender o que está acontecendo, conhecer os números, participar das conversas e decisões e ajudar outros colaboradores em suas atividades.

Essa é uma necessidade ainda maior para pequenos negócios, em que o número de funcionários é limitado, mas a partir do momento em que a empresa começa a crescer, o sentimento pode ser deixado gradativamente de lado, até o ponto em que o proprietário do negócio fica perdido.

Para saber como organizar uma empresa, é preciso participar ativamente das reuniões, números, decisões e atitudes. Assim, você sempre estará a par da situação.

5 – …Mas aprenda a delegar

Ao mesmo tempo em que o processo de como organizar sua empresa faz com que muitas atividades passem por sua aprovação e avaliação, também é tão importante quanto isso saber delegar responsabilidades.

Escolha pessoas de sua confiança, mas não apenas por grau de parentesco ou afinidade: tenha certeza de que elas são boas profissionais e podem contribuir diretamente para o crescimento da companhia.

A partir do momento em que fizer isso, entenda que é necessário deixar que eles tomem conta de suas responsabilidades. Você pode gerenciar e ajudar, mas não tente centralizar tudo, pois deve chegar o momento em que não haverá mais como suportar essa carga.

6 – Esteja ligado às novidades da tecnologia

O desenvolvimento tecnológico ocorre em alta velocidade, principalmente em uma sociedade cada vez mais conectada. É fundamental ficar atento a isso, já que empresas que não adotam tais medidas tendem a ficar para trás com o passar do tempo.

Uma estatística divulgada pela Confederação Nacional da Indústria mostrou que o uso de tecnologias digitais entre grandes empresas aumentou de 63% para 73% entre 2016 e 2018, o que mostra que a tendência é de companhias “atrasadas” perderem espaço no mercado.

Use as redes sociais, aproveite os aplicativos de comunicação, invista em sites e blogs, cadastre sua empresa nos serviços de mapas e GPS e colha ótimos frutos com isso – sem ter que gastar muito, o que deixa a situação ainda melhor.

Veja como organizar uma empresa faz a diferença na prática!

Nenhuma das dicas citadas demanda um investimento massivo, seja ele de tempo ou de recursos financeiros, mas é certo que elas podem contribuir para o sucesso da sua companhia e para que ela consiga se destacar perante a concorrência.

Em algum momento, você já se perguntou se vale a pena ser PJ, e para descobrir, foi preciso tentar e ver os resultados, que estão mostrados hoje nas iniciativas da sua companhia. Logo, estar aberto e buscar melhorias continuamente pode trazer ótimos frutos.

Agora que você já sabe como organizar uma empresa, não se esqueça de contar com o WebDFe como seu emissor de documentos fiscais eletrônicos para que esses trâmites burocráticos deixem de ser uma complicação e passem a ser tão simples e práticos quanto seu negócio merece!

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