FinanceiroGestão

Como sair da crise financeira em sua empresa?

Situação é indesejada, mas pode ser revertida com paciência e dedicação.

A empresa se empenhou para que isso não acontecesse, fez o que estava ao seu alcance ou mesmo não havia parado para pensar que a situação poderia se agravar tanto. Agora, o objetivo é saber como sair da crise financeira.

O cenário até parece caótico, mas mantenha a calma, pois a situação pode ser revertida. Ainda que dê trabalho e possa tirar alguns dias de concentração e algumas noites de sono, com determinação e as medidas certas, é possível retomar o caminho do sucesso.

Confira nossas dicas e saiba o que fazer para reverter o quadro e poder comemorar depois de passar por esse desafio!

É normal passar por crises financeiras na empresa?

Sim. Todas as companhias estão sujeitas a passar pela situação, que realmente afeta algumas delas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mesmo após a recessão pela qual o país passou, 21,5 mil empresas foram fechadas no ano de 2017. Além disso, o instituto também afirmou que no período pré-recessivo (em 2013), havia 363.125 empresas a mais do que no final de 2017.

Outra estatística, também do IBGE, mostra que o país teve mais empresas que fecharam as portas do que as que foram abertas, situação que se repetiu em 2014, 2015 e 2016. Confira o número de empresas abertas e fechadas nestes anos, respectivamente, seguido do balanço anual:

– 2014: 726.271 / 943.958 / -217.687
– 2015: 708.644 / 713.628 / -4.984
– 2016: 648.474 / 719.551 / -71.077

O saldo negativo ao contar esses três anos foi de 293.748, número significativo e que mostra que buscar saber como sair da crise financeira está longe de ser uma exclusividade.

Veja também: Como começar um pequeno negócio? Confira nossas dicas!

Como sair da crise financeira por cima?

Pode não haver uma fórmula mágica que se aplique a todas as empresas, mas ter boas dicas ao seu lado pode fazer toda a diferença em prol do objetivo desejado!

Identifique os problemas

Se você quer saber como sair da crise financeira empresarial, o primeiro passo é entender o que está acontecendo. Um exemplo claro pode ser visto no famoso livro “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, que mesmo escrito no século IV a.C., traz ensinamentos bastante atuais:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”

Tente compreender todos os fatores que podem interferir em prol da crise. Prejuízos financeiros, produtividade em baixa, oscilações de mercado que não estavam no planejamento e conflitos internos entre os colaboradores podem ser alguns deles.

É difícil olhar racionalmente quando se está em uma situação complicada, mas não há como sair de uma crise financeira e manter o caminho do sucesso se você não proceder desta forma.

Delimite o orçamento

Como a empresa já está em uma situação complicada, não há muito tempo a perder. Por isso, tente verificar documentos financeiros recentes para saber quanto a companhia gasta por mês ou, caso não tenha tais números, reúna-se com os responsáveis pelas finanças para ter ajuda

A partir do momento que definir um orçamento, empenhe-se ao máximo para conseguir cumprí-lo, de modo que as despesas não ultrapassem as receitas.

Além disso, é fundamental manter o olho vivo para identificar despesas que podem ser potencialmente reduzidas ou mesmo eliminadas. O momento é de se concentrar em manter apenas o que é estritamente necessário ao negócio.

Portanto, é recomendável reduzir os planos de telefonia, analisar a viabilidade de mudar a empresa para um ponto comercial mais barato ou, em último caso, diminuir a equipe, mesmo que isso ocorra temporariamente.

É quase impossível colocar os planos de como sair da crise financeira empresarial em prática sem enxugar as despesas, pois se o panorama se manter assim, a tendência é que a situação piore.

Reavalie as questões fiscais

Você sabia que o Brasil é o país mais burocrático do mundo em relação aos tributos? É isso o que foi divulgado em uma pesquisa do Banco Mundial, que afirmou que as empresas do país gastam 1.958 horas para superar tais dificuldades.

A título de comparação, na Bolívia, que aparece na penúltima posição da lista, são 1.025 horas anuais, quase metade do número do Brasil. Em outros países latinos, a diferença espantosamente aumenta, como Argentina (311,5 horas) e México (240,5 horas).

Em linhas diretas, é quase como se sua empresa precisasse de um funcionário em horário comercial, trabalhando durante o ano inteiro, para que essa burocracia seja superada, o que pode ser ainda pior caso o planejamento fiscal não esteja na situação ideal.

Se for preciso, conte com a ajuda de uma consultoria ou auditoria externa para remodelar as questões fiscais, desde o cálculo tributário até a emissão de documentos fiscais, de modo a otimizar o tempo e conseguir respirar.

Veja também: Descomplique sua emissão de notas fiscais

Analise sua vida pessoal

Essa não costuma ser uma dica que você encontra ao pesquisar como sair da crise financeira em uma empresa, mas ela faz muito mais sentido do que pode imaginar.

ainda que a empresa seja uma pessoa jurídica, com CNPJ, funcionários e acordos comerciais, no final das contas, tudo se resume a pessoas que negociam e conversam com outras pessoas para beneficiar o time ao qual pertencem.

Quem desempenha um papel hierarquicamente importante na empresa, cujas decisões passam por sua aprovação ou reprovação e cujas ideias muitas vezes vêm de tais profissionais, situações na vida pessoal podem ser a razão do problema.

Dedique tempo à sua família e amigos, descanse o corpo e a mente, tenha uma alimentação saudável, faça exercícios físicos regularmente e não se esqueça de separar um tempo para fazer o que gosta, seja jogar futebol, assistir a um filme ou ir ao parque no final de semana. Não se esqueça de si próprio!

Como sair da crise financeira empresarial? Respire fundo, mantenha a calma e siga em frente!

Quem está passando por esse momento sabe como é difícil, mas ele pode ser superado. Os ensinamentos trazidos pelas dificuldades são, muitas vezes, mais valiosos do que o que aprendemos quando tudo está perfeitamente organizado.

Coloque essas dicas em prática e veja como, aos poucos, a situação tende a melhorar, até quando for possível ver uma luz no final do túnel e entender que o caminho percorrido é o certo.

Para comprovar como sair da crise financeira está diretamente ligado às questões burocráticas, conte com o WebDFe para a emissão de seus documentos fiscais eletrônicos e veja como a situação será aliviada. Com isso, você consegue pensar melhor no que fazer para sair dessa crise de uma vez por todas!

Posts relacionados
Gestão

Como ter uma boa gestão de notas fiscais?

GestãoLegislação

Tudo o que você precisa saber sobre as Novas Regras da NFC-e em MG

GestãoProdutividade

BI para pequenas empresas: como aplicar a inteligência de negócios?

Financeiro

Minha empresa está no vermelho. E agora?

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *