GestãoProdutividade

Gerente fiscal: 5 dicas para melhorar seu trabalho

Otimize seu tempo e tenha um desempenho ainda melhor!

A importância do setor fiscal é enorme em qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento, como já comentamos várias vezes por aqui, e o gerente fiscal é um dos principais elementos deste processo.

O profissional é responsável por gerenciar o setor fiscal, o que por vezes passa pela gestão de outros colaboradores que atuam na mesma área. Geralmente presentes em empresas de maior porte, eles também podem aparecer em companhias menores sem problemas.

Por se depararem com vários desafios em seu dia a dia, pode ocorrer de tais profissionais nem sempre terem uma rotina produtiva e suficiente para a conclusão de suas atividades, e é justamente aí que entram as dicas que separamos. Confira!

Dicas práticas para otimizar a rotina de um gerente fiscal

Colocá-las em prática demanda um certo trabalho, de fato, mas este é um investimento que vale a pena!

1 – Esteja sempre atualizado em relação às novidades do mercado

Por si só, gerenciar a parte fiscal da empresa é desafiador e complexo, o que se torna ainda mais difícil quando o profissional não fica de olho nas tendências, novidades e atualizações que surgem no mercado.

Isso pode ocorrer de diferentes formas, como através do lançamento de novas normas e exigências legais que impactam nas classificações tributárias e, portanto, afetam diretamente o desempenho das atividades do gerente fiscal.

Para conseguir realizar suas atividades com excelência e de acordo com o que há de melhor e mais novo no mercado, é imprescindível buscar se atualizar sobre o tema e aplicar tais conhecimentos o quanto antes, o que pode poupar uma boa parcela do seu tempo.

Veja também: Documentos fiscais eletrônicos não precisam ser um problema! Veja como organizar

2 – Tenha uma fonte relevante e confiável para consumir novos conteúdos

Em consonância com o que vimos anteriormente, para que o gerente fiscal tributário possa trabalhar com qualidade e eficiência, faz-se necessário recorrer a boas fontes de compartilhamento de conhecimento, aquelas em que o profissional pode confiar.

Isso deve passar por uma pesquisa minuciosa, que busca saber se os conteúdos realmente são confiáveis e baseados em fontes relevantes, os quais podem potencializar a produtividade e eficiência dos colaboradores da empresa.

O blog do WebDFe é uma excelente fonte para aprender mais sobre gestão fiscal, finanças, empreendedorismo e outros assuntos correlatos, que certamente lhe ajudarão de alguma forma. Acesse sem moderação, comente e compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho! ?

3 – Adquira conhecimentos de gestão de equipes e de projetos

De acordo com um infográfico da Salesforce, feito mediante uma pesquisa com mais de 1.400 executivos, colaboradores e educadores, 86% citam que falta de colaboração e comunicação ineficaz são falhas em seu ambiente de trabalho.

Já uma pesquisa do Project Management Institute, intitulada de “Success in Disruptive Times”, constatou que 58% das empresas entendem plenamente o valor da gestão de projetos.

Essas são duas estatísticas que podem não parecer estar associadas com o trabalho de um gerente fiscal em um primeiro momento, mas que fazem parte diretamente de sua rotina, já que eles devem lidar com a gestão de pessoas e de projetos.

Embora sejam capacidades secundárias, elas são essenciais para que o gerente fiscal tributário tenha um bom desempenho e também permita que a equipe obtenha resultados satisfatórios a curto, médio e longo prazo.

Para tal, os interessados podem buscar por cursos de capacitação, muitos dos quais são feitos pela internet, sem a necessidade de cumprir um mesmo horário todos os dias, de modo a se adequar melhor em suas rotinas.

Além disso, como bônus, saber como lidar com pessoas e projetos é algo que pode impactar positivamente em uma série de aspectos em sua vida pessoal, já que ele se transformará em uma pessoa mais organizada e preparada para lidar com os desafios do dia a dia.

4 – Busque aprender sobre elisão fiscal

Quem atua na área sabe de cor a importância da gestão fiscal e tributária na empresa, que interfere diretamente nos resultados da companhia, mas um dos maiores desafios tende a ser a cobrança que tais profissionais recebem.

Como seu trabalho impacta no faturamento da empresa, quando qualquer classificação fiscal é feita de maneira incorreta, o resultado pode ser um prejuízo que não raro ultrapassa a barreira dos milhares de reais, em especial quando o montante é mais elevado.

Uma maneira interessante de otimizar o trabalho é aprender sobre elisão fiscal, que basicamente é atuar de modo a reduzir a incidência de impostos e tributos sobre os produtos e serviços, porém inteiramente dentro das leis.

Um exemplo clássico é o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que varia de acordo com cada cidade. Portanto, duas empresas idênticas que operam em cidades diferentes nem sempre pagam o mesmo valor, nesta que é uma boa maneira de economizar.

Faz parte das atribuições de um bom gerente fiscal ficar de olho nas oportunidades para aproveitá-las e, assim, ajudar a empresa a cortar custos tributários.

Saiba mais: Como operar o setor fiscal de uma empresa com excelência?

5 – Conte com um sistema de emissão de documentos fiscais

Por último, mas não menos importante, o gerente fiscal tributário terá uma poderosíssima ferramenta em mãos quando optar por um sistema de emissão de documentos fiscais, o que aliviará uma boa parte da carga do setor.

Tais sistemas centralizam a emissão de diferentes documentos em uma mesma plataforma, o que ajuda a economizar um tempo valioso para que eles consigam lidar com questões mais técnicas e complicadas e menos manuais.

Ainda que seja necessário fazer um investimento neste sentido, o custo-benefício é excelente, já que cada centavo será revertido na forma de agilidade, praticidade e segurança.

O WebDFe é um excelente portal para emissão de documentos fiscais, por meio do qual você pode emitir NFe, NFCe, CTe, CTe-OS, MDFe e NFe Produtor Rural, tudo na mesma plataforma e com a simplicidade que você procura.

Seja um excelente gerente fiscal tributário!

As atribuições deste profissional são complicadas, mas também imprescindíveis para que a companhia cumpra todas as exigências legais e burocráticas aplicáveis e ainda por cima consiga economizar uma boa quantia com os impostos.

Se você quer descomplicar sua emissão de documentos eletrônicos e ter uma gestão muito mais controlada e organizada, não deixe de contar com o WebDFe em sua empresa. Faça um teste grátis por 7 dias e comprove como este será um grande passo para o sucesso da empresa!

Posts relacionados
Gestão

Como ter uma boa gestão de notas fiscais?

GestãoLegislação

Tudo o que você precisa saber sobre as Novas Regras da NFC-e em MG

GestãoProdutividade

BI para pequenas empresas: como aplicar a inteligência de negócios?

Produtividade

Como aumentar a produtividade no campo?

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *