Produtividade

Como funciona o desconto para Produtor Rural?

Aproveite condições especiais para poder melhorar as condições do seu negócio.

O Brasil tem um número considerável de produtores rurais: 1,8 milhão, de acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2018. Porém, o desconto para produtor rural é algo que nem todos eles conhecem e se beneficiam.

Esse é um benefício e tanto para os profissionais que atuam na área, já que eles podem ter acesso a automóveis com preços mais baixos do que os oferecidos na praça, o que tem potencial direto de influenciar positivamente em sua produtividade e nos resultados financeiros obtidos.

Vamos entender melhor como funciona essa questão e o que você precisa fazer para aproveitar os descontos.

O que é o desconto para produtor rural?

É uma condição especial oferecida pelas concessionárias para a aquisição de automóveis com preços mais baratos do que os oferecidos para os consumidores finais.

Isso permite que eles financiem ou adquiram os veículos à vista com descontos, o que é uma ajuda e tanto para que tenham melhores oportunidades de investir em sua produção.

Os veículos ofertados variam de acordo com cada montadora e concessionária, o que abre um bom leque de oportunidades para comparação e escolha daquilo que melhor atender as necessidades e preferências dos produtores rurais.

Existe alguma lei que estabelece o desconto para produtor rural?

Não. Essa é uma modalidade de venda oferecida pelas próprias concessionárias, sem que haja determinação ou obrigatoriedade por parte do Governo Federal neste sentido.

Porém, boa parte das montadoras oferece tais condições especiais, tendo em vista que as que não se portarem dessa forma podem perder uma parcela relevante de seu público e, assim, ficar para trás em relação à concorrência.

É importante destacar que já houve um Projeto de Lei relacionado ao assunto, o PL 8353/2017, de autoria de Heuler Cruvinel (PSD/GO), que tinha como objetivo isentar o Imposto sobre Produtos Industrializados de veículos adquiridos por produtores rurais, mas ele foi arquivado.

O que fazer para aproveitar o desconto?

É preciso comprovar para as montadoras e concessionárias a situação de produtor rural, de modo que ela se assegure da condição e, assim, possa oferecer as condições especiais.

A transação é feita através da venda direta, ou seja, uma negociação feita diretamente entre o consumidor final e a empresa, sem a necessidade de ter que recorrer a um estabelecimento comercial que atue como intermediário.

De acordo com a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA, Federação Mundial de Associações de Vendas Diretas), o Brasil ocupa a 6ª posição no segmento de vendas diretas, atrás de Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Alemanha e Japão.

As exigências e documentos costumam variar de acordo com cada montadora, bem como o andar do processo, mas alguns documentos que podem ser solicitados são os seguintes:

– Declaração de Imposto Territorial Rural (DITR);
– Cartão de inscrição ou nota fiscal de emissão recente;
– RG;
– CPF;
– Comprovante de residência.

Boa parte das montadoras aceita que produtores rurais sem CNPJ possam adquirir seus automóveis com desconto, o que está alinhado à emissão de NFe Produtor Rural, documento que existe desde outubro de 2018.

Saiba mais: Nota fiscal de produtor rural: como funciona?

E o produtor rural pessoa jurídica, também pode aproveitar o desconto?

Sim, embora isso dependa de cada montadora. Algumas delas viabilizam também a compra por meio da validação do CNPJ, como em casos de produtores agropecuários.

Porém, como essa é uma informação que pode variar de acordo com cada marca, o ideal é entrar em contato para esclarecer todas as dúvidas e saber exatamente como proceder em cada caso.

Quais montadoras oferecem desconto para produtor rural?

Boa parte das disponíveis no mercado, o que significa que você terá um amplo leque de opções a escolher, tanto pelo aspecto funcional do automóvel quanto também por seus diferenciais tecnológicos e pelo design, características observadas quando da aquisição tradicional de um automóvel.

Algumas das que oferecem essa funcionalidade são as seguintes:

– Chevrolet;
– Fiat;
– Ford;
– Hyundai;
– Jeep;
– Nissan;
– Peugeot;
– Renault;
– Suzuki;
– Toyota;
– Volkswagen.

Para maiores informações, procure os sites das empresas ou dirija-se a uma concessionária para entender quais são as condições oferecidas e quais documentos devem ser apresentados para comprovação.

Além disso, como não é uma exigência legal, é importante destacar que os descontos e condições podem variar de acordo com cada fabricante.

Vale a pena optar pelo desconto para produtores rurais?

Com certeza! Essa é uma forma de valorizar o seu dinheiro, já que será possível adquirir um automóvel de alta qualidade sem precisar pagar seu valor de tabela para isso.

O trabalho dos produtores rurais demanda que eles tenham bons veículos, confortáveis, seguros e com boa capacidade de carga, para que consigam fazer o transporte de seus produtos e materiais por conta própria ou mesmo para delegar a atividade a outra pessoa.

Além disso, com os descontos que o produtor rural pessoa jurídica e pessoa física conseguem, é possível comprar um veículo 0 km praticamente pelo preço de um seminovo ou usado, de acordo com o modelo escolhido e o desconto oferecido pela montadora.

O processo pode ser um pouco trabalhoso, dada a necessidade de visitar as concessionárias ou de entrar em contato diretamente com as montadoras através de seus sites, mas é certo que vale a pena pela oportunidade de economizar uma quantia considerável, a qual pode ser aplicada em outras áreas.

Aproveite o desconto para produtor rural para o sucesso de seu negócio!

Encarar estradas, avenidas e ruas faz parte da rotina do produtor rural, e nada melhor para ter conforto, segurança, tecnologia e robustez do que adquirir um novo veículo, principalmente com condições diferenciadas.

Outra alternativa que vale muito a pena é investir em um portal para a emissão da NFe Produtor Rural, documento que formaliza as atividades do profissional e permite que ele desfrute de oportunidades ainda melhores no mercado.

Aproveite o desconto para produtor rural junto às montadoras e invista no WebDFe como o seu emissor de documentos fiscais eletrônicos, que oferece toda a praticidade, segurança e economia que você procura. Assim, as condições para fazer o negócio se desenvolver estarão em suas mãos!

Posts relacionados
GestãoProdutividade

BI para pequenas empresas: como aplicar a inteligência de negócios?

Produtividade

Como aumentar a produtividade no campo?

Produtividade

Aplicativos para empresas: confira 5 essenciais!

GestãoProdutividade

Gerente fiscal: 5 dicas para melhorar seu trabalho

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *