FinanceiroLegislação

Impostos atrasados: como lidar com a situação?

Saiba o que fazer para resolver este problema!

Você já ficou com os impostos atrasados em sua empresa? Se não, isso é ótimo, mas caso já tenha passado por esta situação ou a esteja vivenciando agora, fique tranquilo, pois todos estão sujeitos a passar por ela.

O Brasil é um país em que a burocracia fiscal é muito alta. De acordo com dados do Banco Mundial, em relação à facilidade para o pagamento de impostos, o Brasil ficou na 184ª posição entre 189 países, ficando à frente apenas de República do Congo, Bolívia, República Centro-Africana, Chade, Venezuela e Somália.

Este é um indicador bastante preocupante, pois mostra que é complicado seguir as determinações legais no que tange à gestão fiscal e tributária, ou seja, ter algum imposto atrasado é algo bem provável de acontecer em caso de qualquer engano ou esquecimento.

Porém, mesmo quando se depara com esta situação, felizmente é possível contorná-la e retomar a organização no setor fiscal. Vamos ver o que pode ser feito para evitar que isso aconteça, bem como o que colocar em prática para solucionar o ocorrido.

Como evitar ficar com um imposto atrasado?

Ainda que ter impostos atrasados seja uma situação perfeitamente possível de acontecer, melhor ainda se ela puder ser evitada, o que fica mais fácil ao seguir as dicas abaixo:

Conheça todos os impostos

Sun Tzu, autor do icônico livro “A Arte da Guerra”, disse na referida obra que quem conhece seu inimigo como a si mesmo não precisa temer o resultado de cem batalhas. Neste paralelo, quando se conhece os impostos que a empresa deve pagar, as chances de deixar que eles atrasem é bem menor.

É importante entender quais são eles, bem como seus valores aproximados e datas de vencimento, de modo a ter o máximo possível de informações a respeito e, desta forma, garantir uma gestão bem organizada.

Nós já falamos por aqui sobre quais são os impostos federais, bem como sobre os impostos estaduais e municipais, em dois artigos que contemplam os principais tributos que sua empresa precisa pagar e alguns até para pessoas físicas. Informe-se e evite atrasos!

Tenha um setor fiscal altamente preparado e capacitado

Por mais que se busque conhecer os impostos, se este não for um assunto que você domina, são grandes as chances de incorrer em problemas, já que cada um possui suas peculiaridades, das alíquotas às datas de vencimento, ou seja, todo cuidado é necessário para lidar com a situação.

Portanto, é indispensável que sua empresa conte com um setor fiscal robusto e preparado para lidar com os desafios concernentes à área, seja ele composto por colaboradores internos ou mesmo por uma empresa terceirizada.

O importante é que haja uma pessoa ou equipe atuante na área. Caso contrário, a aparição dos impostos atrasados pode ser apenas questão de tempo.

Fique ligado às atualizações e mudanças no setor

O setor fiscal recebe novidades constantes, entre as quais pode haver alguma relacionada aos prazos e datas para pagamento. Isso significa que quem não se atualizar pode ter problemas com imposto atrasado.

Ter profissionais capacitados para cuidar do setor já implica que eles estarão sempre atentos a quaisquer mudanças, mas não é demais reforçar este ponto.

Minha empresa está com impostos atrasados. E agora?

Se a situação já se desenrolou, fique tranquilo, pois é possível revertê-la, além de ser algo relativamente comum – embora deva ser evitada.

Empresas com impostos atrasados terão que pagar multas para regularizar sua situação, terão dificuldade em obter linhas de crédito e podem ter que responder a processos judiciais, além de ficarem proibidas de participar de licitações públicas, ou seja, as consequências são bem sérias.

Algumas dicas práticas e eficazes para reverter este quadro são as seguintes:

Levante os valores atualizados

Com o auxílio dos responsáveis pelo setor fiscal, saiba qual é o valor exato devido ao pagamento de impostos, já com as multas e juros que se aplicam aos valores. Este deve ser o primeiro passo para saber como lidar com o problema.

Veja também: Como calcular impostos em sua empresa?

Verifique a possibilidade de efetuar o pagamento

Nem sempre os atrasos são causados pela falta de dinheiro, como quando houve uma desorganização ou esquecimento no setor. Portanto, se for possível, faça o pagamento de cada imposto atrasado o quanto antes para regularizar a situação da empresa e evitar problemas posteriores.

Se necessário, faça um empréstimo

As consequências de ter impostos atrasados estão longe de ser agradáveis. Portanto, vale a pena ponderar a necessidade de contratar um empréstimo para colocar tudo em dia de uma só vez.

Além de aliviar uma grande carga, outra vantagem é que a empresa deixa de ter que pagar juros de várias fontes e precisa se concentrar apenas no pagamento do empréstimo, o que facilita até mesmo a organização.

Se não precisar de empréstimo, pague os prioritários primeiro

Pode ser que o setor financeiro tenha certeza de que conseguirá quitar todos os atrasos dentro de pouco tempo. Neste caso, nem sempre vale a pena pegar um empréstimo e ter que lidar com seus juros.

Também com a ajuda do setor fiscal, assim que tiver o dinheiro em mãos, efetue o pagamento dos que são prioritários, como aqueles em que o atraso é maior ou podem trazer implicações mais sérias à sua empresa.

Confira também: Impostos do agronegócio: agora o WebDFe calcula para você!

Evite ao máximo ter qualquer imposto atrasado!

Quando tal situação acontece, muito provavelmente a empresa passou por algum problema de ordem financeira ou organizacional, mas é importante redobrar a atenção para que ela não aconteça.

Todos estão sujeitos a passar por problemas, mas a prevenção e um bom planejamento são as melhores formas de fazer com que seu negócio não tenha um imposto atrasado sequer e, assim, evite toda a dor de cabeça que isso pode trazer.

Outra forma de evitar ter impostos atrasados é otimizar e aliviar a rotina do setor fiscal, o que pode ser feito com o auxílio do WebDFe como portal de emissão de documentos fiscais. Ao facilitar uma atividade que demanda tanto tempo, as chances de se envolver com atrasos tende a ser cada vez menor!

Posts relacionados
Legislação

NT 2020.001 - Novos prazos para realização de eventos da Manifestação do Destinatário Eletrônica

Legislação

CTe: Principais Dúvidas

Legislação

CTe: O que é, para que serve e quem deve emitir?

Legislação

Tudo que você precisa saber sobre as Novas Regras da NFC-e em MG

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *