Legislação

Novas Alterações para Baixa de XML de NF-e

Com o último lançamento do Ajuste SINIEF 44/20 em 09 de dezembro de 2020, é importante destacar alguns pontos para aqueles que realizam a baixa de XML de NFe. Conforme declarado nos respectivos ajustes, o prazo para confirmação de operação, desconhecimento da operação ou operação não realizada passou de 90 (noventa) para até 180 (cento e oitenta) dias contados da data da autorização.

⚠️ Fique atento, pois este prazo de 180 dias não se aplica aos destinatários que atendam aos requisitos dos itens I, II e III do anexo II, conforme citado no Ajuste SINIEF 07/05 de 30 de setembro de 2005.

Além disso, foi mencionados outros dois pontos no AJUSTE 44/20 relacionados aos eventos do destinatário, que são de extrema importância serem citados aqui:

1⃣ Houve redução no prazo para realização do evento Ciência da Emissão, passando a ser permitidos até 10 (dez) dias a partir da autorização da NF-e.

2⃣ Depois que o destinatário registrou o evento Ciência da Emissão, ele fica obrigado a realizar um dos seguintes eventos dentro do prazo prescrito, que são:

? Confirmação da operação
? Desconhecimento da operação
? Operação não realizada

Vale lembrar que, uma vez que o destinatário tenha apenas registrado a Ciência da Emissão da NFe, ele poderá baixar o XML completo sem fazer uma manifestação final, porém isso o deixará descoberto perante a lei.

Restou alguma dúvida? Comenta abaixo que a gente responde!??

Posts relacionados
Legislação

NT 2020.001 - Novos prazos para realização de eventos da Manifestação do Destinatário Eletrônica

Legislação

CTe: Principais Dúvidas

Legislação

CTe: O que é, para que serve e quem deve emitir?

Legislação

Tudo que você precisa saber sobre as Novas Regras da NFC-e em MG

Assine nossa Newsletter e
mantenha-se informado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *